domingo, 17 de novembro de 2019

Jornalismo não é só aparecer na Tv


Por Vitória Conceição


Quando se diz para alguém que você está cursando jornalismo é automático ela dizer: “Em breve te veremos na Tv” ou então “Próximo (a) âncora do Jornal Nacional”. Às vezes, até mesmo as pessoas que estão cursando ou pensando em cursar jornalismo já associam a profissão com a Tv. Mas jornalismo não é só fazer reportagens para a tv ou apresentar um telejornal, existe outras áreas que se pode atuar. A seguir as principais áreas de atuação de um jornalista.

Reportagem

O repórter é o jornalista que vai para as ruas para dar vida as matérias. Ele busca fontes, entrevista pessoas e apurar a veracidade dos fatos. Um repórter durante a entrevista tem que guiar a reportagem para que corra tudo bem e garantir que a matéria não saia do tema.
A área da reportagem está presente nas mídias impressas (jornais e revistas), mídias eletrônicas (telejornais, portais e sites), rádio e também na literatura com o livro-reportagem.

Assessoria de imprensa

O assessor de imprensa é a ponte entre a imprensa e seu cliente (artistas, atletas, empresas e ONGs). Ele é a pessoa que cuida da imagem de seu cliente, sempre tentando manter a melhor possível. Acompanhando tudo que é noticiado sobre ele, produzindo conteúdos voltados para seu cliente e agendando entrevistas.
A assessoria de imprensa tem mais espaço nas redes sociais, com a produção de conteúdo e a interação com os seguidores.

Produção

Na área da produção o jornalista fica responsável com a sugestão de pautas, busca de informações e de fontes, agendamento de entrevistas e mantém contato constante com o repórter.
O profissional precisa estar antenado aos principais acontecimentos tanto dentro como fora do país, assim como entender seu público-alvo e conhecer as tendências que podem virar notícia.

Jornalismo digital

Essa é uma área que vem crescendo bastante com o uso cada vez maior das mídias sociais como fonte de notícias. O jornalista que atua nessa área é responsável por produzir temas relevantes para publicação em blogs, portais e sites de notícias ou corporativos. Ele também pode atuar como social mídia, alimentando as plataformas com conteúdo e observando tendências e concorrentes.

Jornalismo esportivo

Jornalistas da área do esporte atuam diariamente na cobertura de eventos esportivos, dia a dia de organizações esportivas, atletas, etc. Esses profissionais podem trabalhar em programas ou veículos dedicados apenas ao esporte, assim como podem participar de quadros específicos ou editorias de esporte em produtos jornalísticos de conteúdo diverso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário